RODÍZIO DE SABERES: UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Com os incentivos para o acesso as Instituições de Ensino Superior, principalmente as privadas, surgem novos desafios no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. Mesmo com um leque de possibilidades metodológicas e recursos didáticos à disposição, é necessário a formação permanente dos docentes na busca de proporcionar experiências inovadores que cativem e encantem os discentes pela busca e construção do conhecimento. O presente artigo tem como objetivos relatar a percepção dos discentes sobre a proposta pedagógica Rodízio de Saberes, como alternativa aos seminários, e analisar a compreensão dos discentes a respeito do uso dos seminários como recurso didático. Para tanto, realizou-se a aplicação do Rodízio de Saberes, em uma turma do 4º período de Biomedicina de uma instituição de nível superior privada do município de Volta Redonda/RJ, sobre o tema genética bacteriana, contendo algumas modificações a partir da proposta original. Para coleta de dados foi utilizado um questionário on-line semiestrutura, contendo perguntas abertas. As respostas foram analisadas a partir da Análise de Livre Interpretação. O Rds se apresentou como uma proposta potente para o processo ensino e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de diversas habilidades para o estudante no nível superior. Alguns aspectos como o tempo e o trabalho em grupo devem ser foco de atenção do docente mediador do RdS, para que esses aspectos não prejudique o alcance dos objetivos educacionais.
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