RODÍZIO DE SABERES: UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

  • Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Gabriela Maia Keller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Douglas de Toledo Vaz Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis/RJ, Brasil
  • Felipe Mactavisch da Cruz Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil

Resumo

Com os incentivos para o acesso as Instituições de Ensino Superior, principalmente as privadas, surgem novos desafios no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. Mesmo com um leque de possibilidades metodológicas e recursos didáticos à disposição, é necessário a formação permanente dos docentes na busca de proporcionar experiências inovadores que cativem e encantem os discentes pela busca e construção do conhecimento. O presente artigo tem como objetivos relatar a percepção dos discentes sobre a proposta pedagógica Rodízio de Saberes, como alternativa aos seminários, e analisar a compreensão dos discentes a respeito do uso dos seminários como recurso didático. Para tanto, realizou-se a aplicação do Rodízio de Saberes, em uma turma do 4º período de Biomedicina de uma instituição de nível superior privada do município de Volta Redonda/RJ, sobre o tema genética bacteriana, contendo algumas modificações a partir da proposta original. Para coleta de dados foi utilizado um questionário on-line semiestrutura, contendo perguntas abertas. As respostas foram analisadas a partir da Análise de Livre Interpretação. O Rds se apresentou como uma proposta potente para o processo ensino e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de diversas habilidades para o estudante no nível superior. Alguns aspectos como o tempo e o trabalho em grupo devem ser foco de atenção do docente mediador do RdS, para que esses aspectos não prejudique o alcance dos objetivos educacionais. 

Referências

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Como Citar
GUEDES, Marcelo Ribeiro de Almeida et al. RODÍZIO DE SABERES: UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 354-366, aug. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3372>. Acesso em: 03 jan. 2025.