PORTO CULTURAL: INSTITUTO CULTURAL NO RIO DE JANEIRO
Resumo
O presente artigo possui o objetivo de desenvolver leituras e análises sobre a produção e configuração de diferentes centros culturais. Visando parametrizar futuros projetos acerca deste tema, em especial, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, palco de constantes transformações que caracterizam um espaço multicultural herdado de histórias ímpares para o desenvolvimento da cidade e do Brasil. Dessa maneira, a presença de análises teóricas e projetuais conceituam as ideias de espacialidade e referenciam conceitos de partidos arquitetônicos. Dados censitários e amostrais revelam o interesse de determinado grupo social pela narrativa apresentada e caracterizam o público alvo pretendido. Visitas in loco estabelecem potencialidades e equívocos projetuais que podem nortear próximas produções acerca do tema apresentado, assim como a leitura do terreno escolhido e do recorte urbano aonde se insere, para a produção de uma possível intervenção. Nesse sentido, a pesquisa estabelece um acervo de embasamentos e fundamentações para trabalhos que venham a se aproximar deste tema.
Referências
ARCHDAILY. Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos associados. 08 nov. 2024. Disponível em
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O Espaço Urbano: novos escritos sobre a cidade. 1. ed. São Paulo: FFLCH - USP, 2007.
CHATEAUBRIAND, Bruno. Alta temporada do turismo em 2024 movimenta 8 bilhões na capital do RJ. Veja Rio, 05 mar. 2024. Disponível em:
DATAFOLHA. Hábitos culturais dos cariocas: população residente na cidade do Rio de Janeiro com 12 anos ou mais. 2 ed. Disponível em
DIÁRIO DO PORTO. Museu no centro do Rio é o 34° mais visitado do mundo. 05 abr. 2023. Disponível em
FECOMÉRCIO - RJ. Panorama turístico: turismo doméstico e internacional durante o carnaval. Disponível em
FOLHA DE SÃO PAULO. IMS de São Paulo ultrapassa 1 milhão de visitantes. 29 nov. 2018. Disponível em
HARVEY, David. Cidades Rebeldes, do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ITAÚ CULTURAL. História da construção da nova sede do Instituto Itaú Cultural. 19 dez. 2017. Disponível em
MINISTÉRIO DA CULTURA. Cultura nas Capitais: Como 33 milhões de brasileiros consomem diversão e arte. Disponível em
ONO, Isabela de Carvalho. Espaço Público – Uma noção em mutação: um breve estudo dos atuais espaços de prazer e sociabilidade na cidade do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2004.
PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Projeto Porto Maravilha. Disponível em
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SALEME, Isabelle. Rio de Janeiro recebeu quase 1,2 milhão de turistas estrangeiros em 2023. CNN Brasil, 05 fev. 2024. Disponível em:
SUZANO, Débora da Silva. Um quadro de desigualdade: Levantamento e análise do acesso a arte na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2020.
TRIPADVISOR. Pontos de interesse em Rio de Janeiro. [s/d]. Disponível em
WAJSENZON, Márcia Dias. Paisagem cultural versus Porto Maravilha. Tese (Doutorado em Urbanismo) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2015.