REFLEXÕES SOBRE O FAZER PESQUISA EM EDUCAÇÃO: Outros Olhares, Novas Contribuições

  • Márcia Amira Freitas do Amaral IFRJ

Resumo

A educação oferece-nos terreno fértil para permanente investigação, pois sempre haverá questionamentos e interrogações a serem respondidos, mesmo que provisoriamente, nesse campo. Mas, como são buscadas as respostas ao que pode constituir-se como objeto de estudo relativo ao campo educacional? O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a produção do conhecimento científico. No nosso caso, o fazer pesquisa na Educação. A pesquisa em educação apresenta alguns pontos para reflexão que giram em torno da forma de se fazer ciência e construir conhecimento na pós-modernidade, apoiando-se, principalmente, nas concepções de Santos (1989) e de Ginzburg (2003). O artigo está organizado da seguinte forma: inicialmente apresenta algumas considerações em relação à Educação e em seguida, mostra o percurso evolutivo da pesquisa em educação, apresentando novas contribuições, novos olhares para o modo de se fazer pesquisa.

Como Citar
DO AMARAL, Márcia Amira Freitas. REFLEXÕES SOBRE O FAZER PESQUISA EM EDUCAÇÃO: Outros Olhares, Novas Contribuições. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 1, n. 1, aug. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/35>. Acesso em: 03 dec. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)