PLANO DE NEGÓCIOS

Viabilidade de uma franquia da Ahoba Viagens no Sul Fluminense

  • Clissie Eduarda Pinto Pereira
  • Paloma de Lavor Lopes

Resumo

O plano de negócios constitui um importante passo para abertura de uma empresa, por analisar os aspectos financeiros e ambientais do mercado. O objetivo geral deste artigo é verificar a viabilidade econômico-financeira de implantação de uma franquia da @Ahoba Viagens na Microrregião do Vale Paraíba Fluminense com a elaboração de um plano de negócios. Ao empreendedor ou leigo que deseja ter o próprio negócio e conta com baixo capital ou experiência, a micro franquia de viagens virtual mostrase como ótima opção. As franquias são empresas que cedem direitos de utilização de sua marca para terceiros, e a empresa objeto deste estudo tem baixo custo inicial, não exige familiaridade no segmento e oferece treinamento aos franqueados. Utilizou-se a pesquisa exploratória para reunir informações sobre o setor, e também a pesquisa de campo, por meio de entrevista, para obter mais conhecimento acerca da empresa e construir o plano de negócios. Os resultados apontam viabilidade econômicofinanceira, pois possui alta lucratividade e retorno rápido.


Abstract


The business plan is an important step before opening a company, by analyzing the environmental and financial aspects of the market. The objective is to verify the economic and financial viability of a @Ahoba Viagens franchise in the Microregion of Vale do Paraíba Fluminense in Rio de Janeiro with the elaboration of a business plan. For entrepreneurs or laypeople who want their own business and have low capital or low experience, a microfranchise of virtual travel is a great option. Franchises are companies that assign other people to use the rights of their brand, and the company part of this research does not requires familiarity to the segment and offers training to franchisees. An exploratory research was used to gather information about the segment, and also a field research through an interview to obtain more information about the company and to build the business plan. The results point to economic and financial viability, because it has high profitability and fast return. 

Como Citar
PEREIRA, Clissie Eduarda Pinto; LOPES, Paloma de Lavor. PLANO DE NEGÓCIOS. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 11, n. 1, maio 2020. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2125>. Acesso em: 06 maio 2024.