CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

CONSTRUCTION OF A TEACHING GAME FOR AID IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS OF MICROBIOLOGY IN HIGH SCHOOL

  • Arlethe Soares de Oliveira
  • Gabriel Rodrigues de Laffitte Alves Pereira
  • Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes

Resumo

Observa-se um crescente número de críticas ao método de ensino em que o estudante não possui participação na construção do aprendizado e/ou no sentido das conexões feitas. Sendo que, o lúdico proporciona a motivação, acarretando também a estimulação e o interesse, tornando-se meio essencial do discente buscar a aprendizagem. Desse modo o presente artigo tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo que auxilia no processo de ensino-aprendizagem, em microbiologia, para alunos do ensino médio. Surgindo como um artificio a mais, que nas mãos de professores dispostos e alunos comprometidos, tende a tornar o dia a dia em sala de aula mais “interessante” na visão dos alunos. O jogo MICROTRILHA pode ser jogado com cada aluno disputando as partidas de forma individual, ou em disputas por grupos, cabendo aos próprios alunos ou ao professor decidir qual a melhor opção para a turma, sendo composto por: tabuleiro, cartas com dicas, castas bônus, seis peões e um manual de instruções. Espera-se contribuir com a socialização da turma, bem como na interação e troca de conhecimentos e experiências, desenvolvendo uma maior fixação do conteúdo previamente dado pelo professor. A partir de resultados de outros projetos que foram estudados, é possível concluir que inserir esse tipo de atividade em sala de aula é algo que oferece muitos benefícios para o aprendizado dos alunos, sendo um auxílio para o professor aplicar as matérias e conteúdo da sua grade curricular.


Abstract


 There is an increasing number of criticisms of the method of teaching in which the student has no participation in the construction of learning and / or in the sense of the connections made. Being that, the entertainment provides the motivation, also causing the stimulation and the interest, becoming essential means of the student to look for the learning. Thus, the present article aims to develop a game that helps in the teaching-learning process in microbiology for high school students. Emerging as an artifice too, which in the hands of willing teachers and committed students, tends to make the day-to-day classroom more "interesting" in the students' view. The game MICROTRILHA can be played with each student disputing the matches individually, or in disputes by groups, being the own students or the teacher to decide the best option for the class, being composed by: board, letters with tips, bonus castes, six pedestrians and an instruction manual. It is hoped to contribute to the socialization of the class, as well as in the interaction and exchange of knowledge and experiences, developing a greater fixation of the content previously given by the teacher. From the results of other projects that have been studied, it is possible to conclude that inserting this type of activity in the classroom is something that offers many benefits for the students learning, being an aid to the teacher to apply the materials and content of their grade curricular.

Como Citar
OLIVEIRA, Arlethe Soares de; PEREIRA, Gabriel Rodrigues de Laffitte Alves; GUEDES, Marcelo Ribeiro de Almeida. CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 12, n. 2, set. 2021. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2418>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Educação e Sociedade