AS DIFICULDADES NO ENSINO DE ORTOGRAFIA E A PRÁTICA DOCENTE

DIFFICULTIES IN TEACHING SPELLING AND TEACHING PRACTICE

  • Anelise Semino e Silva
  • Isabela Semino e Silva
  • Nayara Alcantara

Resumo

Apesar das cartilhas e dos manuais técnicos do professor terem sido substituídos por materiais didáticos elaborados que procuram divulgar novas ideias, ainda hoje vivenciamos um ensino de Língua Portuguesa baseado em práticas que se apoiam majoritariamente na memorização de palavras e regras no âmbito da ortografia. Observamos desvios ortográficos sendo reproduzidos por adultos letrados, indicando que ainda temos um longo caminho a ser traçado na construção de práticas efetivas para construir uma consciência ortográfica nos estudantes, principalmente quando lembramos que o domínio da ortografia é considerado um indicador de grau de instrução e nível de sucesso alcançado na aprendizagem escolar para os avaliadores no mercado de trabalho e no ensino superior. Nessa perspectiva, analisamos sob uma abordagem qualitativa a prática docente e reflexões sobre o ensino de ortografia.


Abstract


Although teacher’s spelling books and handbooks have been replaced by elaborated courseware that aims to spread new ideas, even today we experience a Portuguese Language teaching that is based on practices that lean mostly on word memorization and rules in the scope of orthography. We notice spelling deviations being reproduced by literate adults, indicating that we still have a long way to go in the elaboration of effective practices to build an orthographic awareness in the students, especially when we consider that the mastery of orthography is taken by job market and higher education evaluators as an indicator of the level of instruction and success achieved in school learning. In this perspective, we analysed teaching practice and reflections about the teaching of orthography under a qualitative approach.

Como Citar
E SILVA, Anelise Semino; E SILVA, Isabela Semino; ALCANTARA, Nayara. AS DIFICULDADES NO ENSINO DE ORTOGRAFIA E A PRÁTICA DOCENTE. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 13, n. 2, set. 2022. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2634>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Educação e Sociedade