AS IMPLICAÇÕES DO INTERNETÊS NA ORTOGRAFIA EM SALA DE AULA

THE IMPLICATIONS OF INTERNET SLANGS IN CLASSROOM SPELLING

  • Joyce Vitória de Almeida
  • Thamires Alexandre Silveira
  • Nayara Alcantara

Resumo

Na óptica de aprimorar o entendimento e o conhecimento das situações comunicativas, e mais especificamente o contexto da produção escrita na fase final da educação básica, bem como as influências do fenômeno que o “Internetês” representa, esta pesquisa investiga a presença da linguagem utilizada pelos internautas no meio midiático no contexto da educação institucionalizada partindo da visão dos agentes no processo ensino-aprendizagem – professores e alunos de escolas públicas no município de Volta Redonda - frente ao cenário da pandemia da Covid-19. Este artigo tem como objetivo a reflexão dos impactos do “Internetês” em sala de aula em produção escrita em situações de uso da variação padrão da língua portuguesa. A fundamentação teórica utilizada neste trabalho científico baseia-se no trabalho de gramáticos normativos da língua portuguesa, novos pesquisadores de linguagens sem perder de vista aspectos históricos e contemporâneos da língua portuguesa, além dos apontamentos previstos no Parâmetro Curricular Nacional. O objetivo é refletir sobre a importância de se trabalhar a ortografia na disciplina de Língua Portuguesa, frente ao desafio que tem significado os avanços tecnológicos, reforçando a necessidade de respeitar o contexto social do discente.


Abstract


In order to improve the understanding and knowledge of communicative situations, and more specifically the context of written production in the final phase of basic education, as well as the influences of the phenomenon that "Internetês" represents, this research investigates the presence of language used by internet users in the media in the context of institutionalized education based on the vision of the agents in the teaching-learning process - teachers and students from public schools in the municipality of Volta Redonda - in the face of the scenario of the pandemic of Covid-19. This article aims to reflect on the impacts of "Internetês" in the classroom in written production in situations of use of the standard variation of the Portuguese language. The theoretical foundation used in this scientific work is based on the work of normative grammarians of the Portuguese language, new researchers of languages without losing sight of historical and contemporary aspects of the Portuguese language, in addition to the notes provided for in the National Curriculum Parameter. This research seeks to reflect on the importance of working on spelling in the discipline of Portuguese language, in view of the challenge that has meant technological advances, reinforcing the need to respect the social context of the student.

Como Citar
DE ALMEIDA, Joyce Vitória; SILVEIRA, Thamires Alexandre; ALCANTARA, Nayara. AS IMPLICAÇÕES DO INTERNETÊS NA ORTOGRAFIA EM SALA DE AULA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 13, n. 2, set. 2022. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2635>. Acesso em: 01 maio 2024.
Seção
Educação e Sociedade