O APRENDIZADO DA ORTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: As Principais Dificuldades e Proposições para uma Melhor Abordagem do Tema

LEARNING SPELLING IN THE EARLY YEARS: The Main Difficulties and Proposals for a Better Approach to the Theme

  • Gabriel Montenegro
  • Nayara Alcantara

Resumo

Este artigo objetivou analisar e refletir sobre as principais razões que levam o ensino de ortografia a ser ineficaz e a fazer com que dificuldades presentes nos anos iniciais sejam comuns ainda em fases posteriores da vida dos alunos. O público-alvo foi constituído de alunos e professores dos anos iniciais da educação. Para tanto, foram revisadas pesquisas e obras que estudiosos têm elaborado e preconizado sobre o tema. A fim de se propor reflexões e metodologias que sejam mais prolíficas e benéficas no que diz respeito ao ensino dessa matéria que é tão preponderante e fundamental tanto na vida escolar quanto para as demandas que à vida são inerentes. O que, ao finalizar este artigo, conclui-se que, embora discussões e proposições para uma melhor abordagem da ortografia em sala de aula venham ocorrendo, ainda há muito o que se fazer para tornar tanto o aprendizado quanto o ensino da ortografia mais proveitoso.


Abstract


This article aimed to analyze and reflect on the main reasons why the teaching of spelling is ineffective and why difficulties present in the early years are common even in later stages of the students' lives. Our target audience was students and teachers from the early years of education. Therefore, we review researches and works that scholars have elaborated and advocated on the subject, in order to propose reflections and methodologies that are more prolific and beneficial with regard to teaching this subject, which is so prevalent and fundamental both in school life and for the demands that are inherent in life. What, at the end of this article, we conclude that, although discussions and proposals for a better approach to spelling in the classroom have been taking place, there is still a lot to be done to make both learning and teaching spelling more fruitful.

Como Citar
MONTENEGRO, Gabriel; ALCANTARA, Nayara. O APRENDIZADO DA ORTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: As Principais Dificuldades e Proposições para uma Melhor Abordagem do Tema. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 13, n. 2, set. 2022. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2637>. Acesso em: 03 jul. 2024.
Seção
Educação e Sociedade