METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: Desafios e Possibilidades

ACTIVE METHODOLOGIES AND INCLUSION: Challenges and Possibilities in Elementary Education

  • Érika da Cruz Gonçalves Noberto
  • Osni Oliveira Noberto da Silva

Resumo

Na busca de um modelo diferenciado de prática pedagógica em que foque no aluno como ser ativo na busca do conhecimento, este texto elege a seguinte pergunta como Questão problema: Como o uso das Metodologias Ativas podem ser usados como elemento pedagógico para trabalhar o tema transversal da diversidade cultural, em especial a inclusão, no Ensino Fundamental? Deste modo, o objetivo desse texto foi discutir como as metodologias ativas podem ser usadas para trabalhar no ensino fundamental o tema do respeito as pessoas com deficiência. Através de uma revisão bibliográfica, através dos autores usados para balizar a discussão, foi possível perceber que as Metodologias Ativas, especificamente a abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas, é uma importante ferramenta e seu uso é e deve ser difundido para todas as esferas da educação, desde o ensino fundamental ao ensino superior.


Abstract


In the search for a differentiated model of pedagogical practice that focuses on the student as an active being in the pursuit of knowledge, this text chooses the following question as a problem question: How the use of Active Methodologies can be used as a pedagogical element to work on the theme cross-cutting cultural diversity, especially inclusion, in Elementary School? Thus, the objective of this text was to discuss how active methodologies can be used to work on the theme of respect for people with disabilities in elementary school. Through a literature review, through the authors used to guide the discussion, it was possible to see that Active Methodologies, specifically the Problem-Based Learning approach, is an important tool and its use is and should be disseminated to all spheres of education, from elementary school to higher education. 

Como Citar
GONÇALVES NOBERTO, Érika da Cruz; NOBERTO DA SILVA, Osni Oliveira. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: Desafios e Possibilidades. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 13, n. 2, set. 2022. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2643>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Educação e Sociedade