NA TRILHA DO AUTISMO: O JOGO INSTRUMENTALIZANDO E OFERECENDO CONHECIMENTO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FORMAÇÃO

  • Jéssica Carvalho de Assis Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Vitor Siqueira de Moraes Mesquita Centro Universitário Geraldo di Biase

Resumo

O conjunto de transtornos neurobiológicos caracterizados por prejuízos qualitativos de interação social em vários níveis de severidade, dos mais leves aos mais severos patamares de comprometimento, são particularidades do Transtorno do Espectro Autista. No que tange à educação, é crucial analisar as especificidades desse transtorno com relação à necessidade de orientações corretas para uma efetiva inclusão de alunos que estejam dentro do espectro em classes de ensino regular. E a capacitação adequada do professor da educação infantil é de suma importância nesse processo, pois ele está à frente desses alunos em uma idade propícia para que desenvolvam habilidades sociais por meio do estímulo de suas capacidades interativas. O presente estudo tem por objetivo instrumentalizar o professor da educação infantil para a identificação de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para tal feito foi desenvolvido o jogo de tabuleiro intitulado “Na Trilha do Autismo” podendo contribuir para a reflexão urgente e necessária sobre a prática educacional voltada aos alunos com Transtorno de Espectro Autista. Deste modo, conclui-se que o jogo “Na Trilha do Autismo” tem potencial como instrumento mediador para a obtenção do conhecimento sobre esse transtorno para futuros professores, contribuindo para a construção de uma escola, de fato, inclusiva.


 

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Como Citar
ASSIS, Jéssica Carvalho de; MESQUITA, Vitor Siqueira de Moraes. NA TRILHA DO AUTISMO: O JOGO INSTRUMENTALIZANDO E OFERECENDO CONHECIMENTO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FORMAÇÃO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 66-85, abr. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2686>. Acesso em: 03 jul. 2024.
Seção
Saúde e Meio Ambiente