A SALA DE AULA NA ERA DA INCERTEZA: Reflexões Sobre o Pensamento de Bauman

Autores

  • Alíria de Brito Duque UGB

Palavras-chave:

pós-modernidade, sala de aula, comportamento

Resumo

O presente artigo pretende divulgar as idéias do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, atualmente referência para uma nova compreensão do comportamento humano e das relações no mundo contemporâneo. Visamos iniciar uma reflexão que focaliza o contexto educacional mais revelador de mudanças, a sala de aula propriamente dita. Partindo de mudanças de comportamento já operantes, percebemos a necessidade de repensar a prática pedagógica e o modo que nos posicionamos nas interações que ali ocorrem. O primeiro conceito de Bauman é a noção de transitoriedade e impermanência do mundo contemporâneo causadas pelos fenômenos da globalização. O segundo conceito é o dos “tempos líquidos”, em oposição à noção cronológica e sequencialmente ordenada dos eventos na escala do tempo. Finalmente, a constatação de que as mudanças que ocorrem em macroestruturas também ocorrem em microestruturas. As considerações aqui tecidas podem nos abrir caminhos para futuros estudos do contexto educacional no mundo pós-moderno.

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Publicado

2017-08-24

Como Citar

Duque, A. de B. (2017). A SALA DE AULA NA ERA DA INCERTEZA: Reflexões Sobre o Pensamento de Bauman. Episteme Transversalis, 1(1). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/124

Edição

Seção

EM PAUTA (Artigos em destaque)