A SALA DE AULA NA ERA DA INCERTEZA: Reflexões Sobre o Pensamento de Bauman
Parole chiave:
pós-modernidade, sala de aula, comportamentoAbstract
O presente artigo pretende divulgar as idéias do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, atualmente referência para uma nova compreensão do comportamento humano e das relações no mundo contemporâneo. Visamos iniciar uma reflexão que focaliza o contexto educacional mais revelador de mudanças, a sala de aula propriamente dita. Partindo de mudanças de comportamento já operantes, percebemos a necessidade de repensar a prática pedagógica e o modo que nos posicionamos nas interações que ali ocorrem. O primeiro conceito de Bauman é a noção de transitoriedade e impermanência do mundo contemporâneo causadas pelos fenômenos da globalização. O segundo conceito é o dos “tempos líquidos”, em oposição à noção cronológica e sequencialmente ordenada dos eventos na escala do tempo. Finalmente, a constatação de que as mudanças que ocorrem em macroestruturas também ocorrem em microestruturas. As considerações aqui tecidas podem nos abrir caminhos para futuros estudos do contexto educacional no mundo pós-moderno.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2018 Episteme Transversalis

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.