O ADOLESCENTE DO SÉCULO XXI E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Joice Moraes dos Santos
  • Simone Alves de Medeiros

Palavras-chave:

Escola, Aprendizagem na adolescência, Afetividade, Ações pedagógicas, Equilíbrio emocional

Resumo

O presente estudo busca identificar e analisar as ações desenvolvidas no espaço escolar pela equipe pedagógica e como a mesma tem se preparado para receber o aluno do Ensino Fundamental II e os desafios enfrentados por este público no século XXI. Foi realizada pesquisa teórico-empírica no período de junho a outubro de 2019 em duas escolas do município de Volta Redonda, uma da rede Municipal de Volta Redonda e uma da rede Estadual do Rio de Janeiro que atendem turmas de 6° ao 9°ano do Ensino Fundamental II. O estudo apontou que a escola precisa acompanhar as mudanças e ouvir urgentemente os anseios de seus alunos, pois assim a relação entre o aluno e o profissional da educação será saudável e significativa para todos. O que se busca hoje é uma escola ativa que possa fazer a diferença na vida do aluno, fazendo com que ele se sinta importante e possa ver nesta instituição não só um espaço de construção do conhecimento, mas também um espaço de diálogo e confiança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-06

Como Citar

Santos, J. M. dos, & Medeiros, S. A. de. (2020). O ADOLESCENTE DO SÉCULO XXI E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Episteme Transversalis, 11(2). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/2145

Edição

Seção

Educação e Sociedade