O ADOLESCENTE DO SÉCULO XXI E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Palavras-chave:
Escola, Aprendizagem na adolescência, Afetividade, Ações pedagógicas, Equilíbrio emocionalResumo
O presente estudo busca identificar e analisar as ações desenvolvidas no espaço escolar pela equipe pedagógica e como a mesma tem se preparado para receber o aluno do Ensino Fundamental II e os desafios enfrentados por este público no século XXI. Foi realizada pesquisa teórico-empírica no período de junho a outubro de 2019 em duas escolas do município de Volta Redonda, uma da rede Municipal de Volta Redonda e uma da rede Estadual do Rio de Janeiro que atendem turmas de 6° ao 9°ano do Ensino Fundamental II. O estudo apontou que a escola precisa acompanhar as mudanças e ouvir urgentemente os anseios de seus alunos, pois assim a relação entre o aluno e o profissional da educação será saudável e significativa para todos. O que se busca hoje é uma escola ativa que possa fazer a diferença na vida do aluno, fazendo com que ele se sinta importante e possa ver nesta instituição não só um espaço de construção do conhecimento, mas também um espaço de diálogo e confiança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Episteme Transversalis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.