APONTAMENTOS SOBRE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Auteurs-es

  • Keythellem Silveira da Silva
  • Rosali Krejci

Mots-clés :

Educação, Militarização, Disciplina, Corpos dóceis, Education, Militarization, Discipline, Docile Bodies

Résumé

Após passar por diversas transformações que acompanharam tanto o processo de universalização da Educação proposto em âmbito internacional, como a Reforma Gerencial instituída a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso a escola pública no Brasil passa por um momento de gestão militarizada. Diversos estados brasileiros, sobretudo Goiás que encerrou o ano de 2017 com 42 das 71 escolas da rede estadual militarizadas, através de parceria firmada entre as Secretarias Estaduais de Educação e de Segurança Pública têm transferido para a Polícia Militar a gestão das escolas públicas. O objetivo da pesquisa é analisar esse novo modelo de gestão das escolas a partir da inserção de militares nas escolas públicas e ainda identificar como esse movimento vem modificando a estrutura dessas escolas e na conformação dos corpos e mentes dos discentes às estratégias de disciplina e hierarquia de uma instituição militarizada. Tratase de uma pesquisa básica, de análise de caráter explicativo na qual foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e análise de dados secundários. A partir desses dados buscou-se fazer uma análise crítica desse novo modelo de gestão de escolas públicas que vem crescendo no Brasil.

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Publié-e

2019-12-12

Comment citer

da Silva, K. S., & Krejci, R. (2019). APONTAMENTOS SOBRE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. Episteme Transversalis, 10(3). Consulté à l’adresse https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/1689

Numéro

Rubrique

Ciências Econômicas, Sociais e Políticas