A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
THE COMMON NATIONAL CURRICULUM BASE (BNCC) AND THE IMPACTS ON TEACHER EDUCATION
Mots-clés :
Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores, Precarização do trabalho, Common National Curriculum Base, Teacher training, Precariousness of workRésumé
O objetivo deste artigo é analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações na política de formação de professores no Brasil. Fundamenta-se na abordagem crítico-dialética, por considerar a realidade como totalidade concreta, superando a aparência dos fenômenos. Consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre a BNCC e o campo da formação de professores. Aponta como resultados que a BNCC se constitui em um amparo legal que o capital encontra para o seu avanço e materialidade na educação, que a padronização curricular aponta para os interesses do mercado, excluindo a diversidade e as minorias sociais, as competências têm como foco o mercado e o processo de flexibilização preconizam a individualização do trabalho docente, bem como o rebaixamento da formação dos trabalhadores da educação.
Abstract
The objective of the article is to analyze a Common National Base for this Curriculum (BNCC) and its consequences on the teacher education policy in Brazil. It is based on the critical-dialectical approach, considering reality as a concrete total, surpassing the appearance of phenomena. It consists of a bibliographic research on the BNCC and the field of teacher education. It points out as results that a BNCC constitutes a legal support that capital finds for its advancement and materiality in education, that a curricular standardization points to the interests of the market, excluding diversity and social minorities, the competences are focused on the market and the flexibilization process advocate the individualization of teaching work, as well as lowering the training of education workers.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Episteme Transversalis 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Revista Episteme Transversalis © 2010 por Centro Universitário Geraldo Di Biase está licenciada sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Para visualizar uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/







