A INFLUÊNCIA DO DESEMPENHO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR
Résumé
Esta investigação avaliou a eficácia do sistema educacional nas Unidades Federativas (UF) do Brasil, relacionando o desempenho das instituições de Educação Básica com a qualidade obtida nas instituições de Ensino Superior. Além disso, buscou determinar em qual etapa da Educação Básica é mais oportuno concentrar esforços para aprimorar a eficiência educacional de cada UF. A medição da eficiência levou em conta a proporção entre o índice de qualidade do Ensino Superior e o desempenho da Educação Básica (recursos). Para isso, utilizou-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para representar o desempenho da educação básica, e o Índice Geral de Cursos (IGC) para avaliar a qualidade do Ensino Superior. Por meio da técnica de Data Envelopment Analysis (DEA), foi possível identificar as UF mais eficientes e estabelecer metas de melhoria para aquelas com menor eficiência. Os achados sugerem que, de modo geral, os anos iniciais do Ensino Fundamental demandam maior atenção de gestores e autoridades educacionais.
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