PERSPECTIVAS ACERCA DO ECOTURISMO E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Résumé
O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura de Teses e Dissertações que busquem integrar a temática da Educação Ambiental com o Ecoturismo. Para tanto, foi realizado um estudo no banco de Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES a partir dos descritores “Ecoturismo” e “Educação Ambiental”, no período de 2019 a 2023, buscando mapear produções acadêmicas que abarquem o tema proposto. A metodologia proposta é de natureza quali-quantitativa e possui caráter descritivo exploratório. Para a seleção, foi realizada leitura dos resumos e, posteriormente, dos trabalhos completos. Foram selecionados 15 (quinze) trabalhos, sendo 11 (onze) dissertações e 4 (quatro) teses, que foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados apontam que a Educação Ambiental e o Ecoturismo compartilham princípios e espaços de atuação. Os dois campos têm como objetivos promover a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental, a valorização da cultura e o fortalecimento das comunidades locais. Essa combinação possibilita a aquisição de novos conhecimentos, oferecendo a aptidão necessária para a busca de soluções para os desafios ambientais, a melhoria da qualidade de vida das populações e o desenvolvimento local das regiões. A Educação Ambiental voltada para o ecoturismo busca a preservação dos recursos naturais pautados no equilíbrio ambiental e na consciência do uso sustentável desses recursos. Os resultados também ressaltam a importância do ecoturismo como uma forma alternativa ao turismo convencional, com menor impacto ambiental. A inclusão das comunidades é fundamental para o caminho que visa aumentar a sustentabilidade social.
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