PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: Limites e Desafios

Autores

  • Juliana de Souza Natividade UGB-FERP
  • Simone Alves de Medeiros UGB

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, gestão democrática, educação de qualidade, identidade, autonomia

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar as implicações e dificuldades para a elaboração do Projeto Político Pedagógico como facilitador da gestão democrática nas escolas. Analisamos a construção do PPP como um instrumento possível e de grande crescimento para as unidades de ensino, favorecendo a qualidade do ensino e o trabalho participativo. Foi realizado junto ao Programa de Iniciação Científica 2012/2013 vinculado ao UGB/FERP, pesquisa teórica empírica com aplicação de questionário semi-estruturado, o objeto/sujeito e pesquisa foram 24 escolas públicas da Região Médio Paraíba. A pesquisa documental serviu como fonte para coletas de dados tendo como base o documento PPP. Após análise dos dados coletados, foi constatado que das 24 escolas pesquisadas, 6 possuem o PPP, sendo 2 com características emancipatórias (VEIGA, 2003) contribuindo para uma gestão democrática. Em 4 documentos encontramos características regulatórias, cumprindo apenas para uma exigência legal. O restante das escolas ainda não possuem o seu PPP, mostrando a urgência de parcerias com instituições para a construção e implementação deste documento tão imprescindível no cotidiano escolar.

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Publicado

25-08-2017

Como Citar

Natividade, J. de S., & Medeiros, S. A. de. (2017). PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: Limites e Desafios. Episteme Transversalis, 5(2). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/140

Edição

Seção

EM PAUTA (Artigos em destaque)