EDUCAÇÃO EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Resumo
Este artigo aborda a educação quilombola e sua relevância no contexto educacional brasileiro. A educação quilombola simboliza a luta e resistência de comunidades afro-brasileiras pela valorização de sua cultura, história e identidade. O objetivo é apresentar uma revisão da literatura sobre as práticas docentes na educação quilombola. A pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se como descritiva e exploratória, e foi realizada por meio de uma busca nas plataformas Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2019 a 2024. Os trabalhos indicam a importância de uma educação que reconheça e celebre a diversidade cultural. As práticas que promovem o respeito e a valorização das diferentes culturas são essenciais para a formação de cidadãos mais conscientes e inclusivos. Os trabalhos ressaltam a importância de formar educadores para que possam lidar com os desafios da educação quilombola, promovendo uma prática que reconheça e valorize as identidades étnico-raciais dos alunos.
Downloads
Referências
ABREU, Larissa Silva. Caminhos identitários e educação das relações étnico-raciais no quilombo Rampa/MA. 2022. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, v. 77, p. 53-61, maio 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Secad/MEC, 2005.
_____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 16, de 05 de junho de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Brasília, DF, 2012.
CORRADINI, S. N.; MIZUKAMI, M. G. N. Práticas pedagógicas e o uso da informática. Revista Exitus, v. 3, n. 2, p. 85-92, 2013
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FELIX, Joseane Ferreira Costa. Diversidade e prática docente quilombola: interlocuções entre o ensino de química e a educação intercultural. 2024. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
FERREIRA, Marivânia Cavalcanti. Ensino de Ciências e Educação Quilombola: Etnociência, saberes e práticas nos anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 105f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
GONÇALVES, Adamor Quaresma Práticas pedagógicas e educação quilombola: uma imersão na comunidade Itaboca em Inhangapi/Pará, 2022.
JESUS, Audrilene Santos de J58q Quilombo e universidade: análise da política de ação afirmativa para quilombolas na ufopa (2015-2021), 2021.
LEAL, F. E. N. Pedagogias quilombolas considerações sobre as possibilidades de uma educação escolar quilombola em Minas Gerais. 2021. 283 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social).
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Editora Pedagógica e Universitária, 2020.
MINAYO MCS. O desafio do conhecimento. ed. São Paulo: Editora Hucitec; 2010.
MOURA, Gilvania Gomes de, Educação das relações étnico¬-raciais na prática docente do ensino médio de uma escola no território campesino de Passira¬-PE : um olhar para o enfrentamento do racismo. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, 2022.
Moura, Ronnie Wesley Sinésio. Práticas Pedagógicas Para a Educação Das Relações étnico-raciais numa Escola Quilombola Da Rede Municipal De João Pessoa, PB. 2023.
SOUZA, Carleandro de Jesus. Políticas educacionais e prática docente: Comunidade Quilombola Sítio Alto, Simão Dias, Sergipe. 2024. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
PANTOJA, Peterson Francisco de Almeida. Prática docente, saberes culturais e educação quilombola: estudo da experiência da Escola Municipal Américo Pinheiro de Brito na comunidade quilombola do América – Bragança-Pará. Bragança, 2017
PEREIRA, Laura Belém. Educação e saberes tradicionais quilombolas: um estudo sobre as práticas educativas na Escola Municipal Jaú Tambor - Novo Airão/AM. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
SANTANA, Gonçalina Eva Almeida de. Saberes e fazeres quilombolas: um olhar sobre as práticas pedagógicas da área de ciências humanas da escola de Mata-Cavalo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
SERAFIM, Olindina Cirilo Nascimento. Prática docente na pandemia em territórios quilombolas do Espírito Santo: aquilombar para aprender e ensinar. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
SILVA, Manuela Darc da. Os desafios para o enfrentamento do racismo nas práticas docentes dos/as professores/as das escolas quilombolas: Sambaquim e Sambaquim do Riachão nos municípios de Cupira-PE e Panelas-PE. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
SOUZA, Carleandro de Jesus. Políticas educacionais e prática docente: Comunidade Quilombola Sítio Alto, Simão Dias, Sergipe. 2024. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Episteme Transversalis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Episteme Transversalis © 2010 por Centro Universitário Geraldo Di Biase está licenciada sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Para visualizar uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/







