O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO

  • Daniela Natividade da S. Ferreira
  • Jáder Cristian Fernandes
  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar, como estratégia de aprendizagem para o aluno surdo o universo lúdico, através de jogos e brincadeiras que possam contribuir efetivamente para a inclusão deste aluno, em todos os contextos. Utilizamos procedimentos de pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e descritivo. As atividades lúdicas são fundamentais para estimulação da aprendizagem e socialização entre alunos surdos e ouvintes. Nesse sentido, é necessária uma reflexão acerca do desenvolvimento de oportunidades iguais para uma inclusão efetiva por meio de métodos e estratégias diferenciadas, bem como materiais didáticos que favoreçam abordagens diversificadas de ensino, promovendo habilidades e competências relevantes ao desenvolvimento pleno de todos os alunos.

Como Citar
FERREIRA, Daniela Natividade da S.; FERNANDES, Jáder Cristian; GUIMARÃES, Luiza Angélica Paschoeto. O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 11, n. 2, oct. 2020. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2147>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Educação e Sociedade