O ENSINO NUM ENFOQUE CTS: Construindo Aprendizagens Significativas
Palabras clave:
conhecimento científico, movimento CTS, aprendizagem significativaResumen
O objetivo deste artigo é investigar estratégias didáticas que permitam organizar o estudo dos conteúdos científicos no sentido de desenvolver uma aprendizagem significativa em relação à Ciência e Tecnologia, de maneira a transformar a educação científica que temos na atualidade. A pesquisa será inicialmente exploratória, valendo-se de um estudo preliminar sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos docentes ao ensinar conteúdos científicos. Utilizando o método comparativo de estudos e análise de dados referentes às proposições da literatura específica da área, este trabalho realizar-se-á por meio de observação direta do processo educativo, utilizando-se da técnica de controvérsia para abordar conteúdos da disciplina de Biologia, pertencentes à temática CTS, selecionados por sua relevância. Espera-se que os resultados a serem alcançados possam não apenas referenciar e alimentar o debate sobre os desafios educacionais contemporâneos, fundamentar propostas a serem implementadas pelos docentes, mas também, e, sobretudo, permitir a compreensão da complexidade envolvida no processo educativo e sugerir reorientações e redirecionamentos possíveis à prática pedagógica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Episteme Transversalis

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Revista Episteme Transversalis © 2010 por Centro Universitário Geraldo Di Biase está licenciada sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Para visualizar uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/