O ENSINO NUM ENFOQUE CTS: Construindo Aprendizagens Significativas

Auteurs-es

  • Abigail Vital de Góes Monteiro UGB

Mots-clés :

conhecimento científico, movimento CTS, aprendizagem significativa

Résumé

O objetivo deste artigo é investigar estratégias didáticas que permitam organizar o estudo dos conteúdos científicos no sentido de desenvolver uma aprendizagem significativa em relação à Ciência e Tecnologia, de maneira a transformar a educação científica que temos na atualidade. A pesquisa será inicialmente exploratória, valendo-se de um estudo preliminar sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos docentes ao ensinar conteúdos científicos. Utilizando o método comparativo de estudos e análise de dados referentes às proposições da literatura específica da área, este trabalho realizar-se-á por meio de observação direta do processo educativo, utilizando-se da técnica de controvérsia para abordar conteúdos da disciplina de Biologia, pertencentes à temática CTS, selecionados por sua relevância. Espera-se que os resultados a serem alcançados possam não apenas referenciar e alimentar o debate sobre os desafios educacionais contemporâneos, fundamentar propostas a serem implementadas pelos docentes, mas também, e, sobretudo, permitir a compreensão da complexidade envolvida no processo educativo e sugerir reorientações e redirecionamentos possíveis à prática pedagógica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publié-e

2017-08-01

Comment citer

Monteiro, A. V. de G. (2017). O ENSINO NUM ENFOQUE CTS: Construindo Aprendizagens Significativas. Episteme Transversalis, 2(1). Consulté à l’adresse https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/46

Numéro

Rubrique

EM PAUTA (Artigos em destaque)