FUNÇÕES EXECUTIVAS
O CÉREBRO EM AÇÃO NA SALA DE AULA E O PAPEL DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Résumé
Este trabalho explorará a relevância das funções executivas cerebrais no contexto educacional, detalhando sua definição, localização cerebral, desenvolvimento e as três principais funções: memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva. Abordará a importância dessas habilidades para a aprendizagem e como os educadores poderão fomentá-las em sala de aula, incluindo estratégias para apoiar alunos neurodivergentes. Destacar-se-á o papel do professor como modelo, facilitador, mentor e motivador. Por fim, discutir-se-á o impacto da tecnologia na formação continuada de professores e o futuro das pesquisas em funções executivas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Episteme Transversalis 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Revista Episteme Transversalis © 2010 por Centro Universitário Geraldo Di Biase está licenciada sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Para visualizar uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/