FUNÇÕES EXECUTIVAS

O CÉREBRO EM AÇÃO NA SALA DE AULA E O PAPEL DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autori

  • Vanessa Belloni da Silva
  • Marcos Antonio Silva

Abstract

Este trabalho explorará a relevância das funções executivas cerebrais no contexto educacional, detalhando sua definição, localização cerebral, desenvolvimento e as três principais funções: memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva. Abordará a importância dessas habilidades para a aprendizagem e como os educadores poderão fomentá-las em sala de aula, incluindo estratégias para apoiar alunos neurodivergentes. Destacar-se-á o papel do professor como modelo, facilitador, mentor e motivador. Por fim, discutir-se-á o impacto da tecnologia na formação continuada de professores e o futuro das pesquisas em funções executivas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2025-08-30

Come citare

Silva, V. B. da, & Silva, M. A. (2025). FUNÇÕES EXECUTIVAS: O CÉREBRO EM AÇÃO NA SALA DE AULA E O PAPEL DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Episteme Transversalis, 16(2), 44–50. Recuperato da https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/3589