ANÁLISE DA IDADE MOTORA

Autori

  • Nívea Pinto Costa UGB
  • Marcelo Dantas de Britto UGB

Parole chiave:

Idade Motora, equilíbrio, educação infantil 2 a 4 anos

Abstract

O objetivo geral deste estudo foi analisar a importância de trabalhar o desenvolvimento motor nas aulas de Educação Física, com relação ao equilíbrio, das crianças com idade entre 2 e 4 anos da educação infantil. Este se caracteriza por pesquisa com abordagem qualitativa que teve como participantes 30 crianças matriculadas em uma Creche Municipal, localizada no município de Barra Mansa, RJ. Os resultados foram coletados através de testes propostos pelo Manual de Avaliação Motora e de uma pesquisa de campo. Foi constatado no diagnóstico, diferenças no desenvolvimento motor, em relação ao equilíbrio, das crianças levando em consideração a idade cronológica e idade motora, a influência de possíveis fatores externos e o desenvolvimento natural das crianças de acordo com a sua faixa etária. A partir da realização da intervenção, observou-se que os alunos participaram ativamente das aulas, interagindo nas atividades e criando um bom relacionamento com o professor. Por fim, aponta-se a importância e necessidade de trabalhar o desenvolvimento motor, o que pode ajudar a criança nos processos de aprendizagem escolar.

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Pubblicato

2017-08-24

Come citare

Costa, N. P., & Britto, M. D. de. (2017). ANÁLISE DA IDADE MOTORA. Episteme Transversalis, 4(1). Recuperato da https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/134

Fascicolo

Sezione

EM PAUTA (Artigos em destaque)